segunda-feira, 31 de março de 2014

Acompanhamento da correção da atividade – Relevo e estrutura geológica do Brasil. PROFº MARCIO ELIAS



01 – As fisionomias ou irregularidades apresentam-se nas formas pelas quais chamamos de relevo. As formas de relevo se originam a partir de forças e movimento provenientes do interior da terra, sendo modeladas assim pelo trabalho conjunto dos agentes internos e externos.

02 –Justifica-se pelo fato de se caracterizar com uma antiguidade relacionada a agentes internos que atuaram em antigas eras geológicas e devido as baixas altitudes onde o resultado vem a partir da longa exposição das rochas aos agentes externos.

03 – (A) Tectonismo, diastrofismo ou ainda tectônica é um termo geral relativo a todos os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectónicos. Naqueles incluem-se a formação de bacias oceânicas, continentes, planaltos e cordilheiras. As subdivisões principais são duas:
movimento orogenético — horizontal, que pode ser entendido como o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinação dos dois), ou seja, pela deformação compressiva da litosfera continental;
movimentoepirogenético — vertical, os movimentos da crosta terrestre cujo sentido é ascendente ou descendente, atingindo vastas áreas continentais, porém de forma lenta, inclusive ocasionando regressões e transgressões marinhas.

(B) É uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) "escapam" para a superfície.

( C) É um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

04 - EXÓGENO: [exo=fora; externo]
Fenômeno ou processo geológico que se realiza na ou junto à superfície terrestre. Os agentes geológicos exógenos referem-se à interação de forças da natureza, envolvendo a atmosfera, hidrosfera e a superfície terrestre com forte atuação da energia emitida pelo sol e pela força da gravidade. Alguns exemplos de fenômenos ou processos exógenos: - avalanches: - intemperismo das rochas; - erosão e transporte de sedimentos; - denudação de cadeia de montanhas, etc.
ENDÓGENO: [endo=dentro; interno]
Fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior da Terra. Os agentes geológicos endógenos referem-se à interação de forças internas da Terra, tais como: aquecimento provocado por radioatividade; variações de pressão e temperatura. Alguns exemplos de fenômenos ou processos endógenos: - formação de magma e sua intrusão formando rochas,- tectonismo, dobramentos, falhamentos e metamorfismo em áreas orogênicas; - subducção;- geração de abalos sísmicos (=terremotos); - soerguimentos e abatimentos da crosta.

05 – Na Indonésia devido o encontro de placas tectônicas e no caso do Brasil ele estar situado no interior de uma placa.

06 – Especialmente nas regiões de Poços de Caldas e Araxá, em Minas Gerais. Grande parte do planalto arenito-basáltico, situado nos estados de São Paulo e do Paraná, foi coberta por um derrame vulcânico.

07 – Está dividida em Escudos Cristalinos ou núcleos cratônicos, Bacias Sedimentares e Cadeias antigas, o qual não apresenta dobramentos modernos.

08 – (A) Usado o critério geomorfológico de Aroldo de Azevedo ele estabeleceu um limite de 200 metros para determinar o que seria planalto em relação ao que seria uma planicie. Considerando as cotas altimétricas, definida por ele, o mesmo estabeleceu (conceituou) que:
- planaltos como sendo uns terrenos levemente acidentados, com mais de 200 metros de altitude e
- planícies como sendo umas superfícies planas, com altitudes inferiores a 200 metros.

Devido esses critériosficou comuns, por exemplo, denominação como: Planaltos cristalinos (formados por rochas magmáticas ou metamórficas) e planaltos sedimentares (formados por rochas sedimentares).

(B) Criada em 1958, esta classificação despreza o nível altimétrico, priorizando os processos geomorfológicos, ou seja, a erosão e a sedimentação. Assim, o professor considera planalto como uma superfície na qual predomina o processo de desgaste, enquanto planície é considerada uma área de sedimentação.

(C) Entre as diferenças destacam-se a utilização de níveis altimétricos por Azevedo e por considerar termos geomorfológicos. No caso de Ab’ Saber, por utilizar o critério morfoclimático e por acrescentar novas unidades de relevo.

09 – De acordo com Jurandyr Ross associou-se informações sobre o processo de erosão e de sedimentação dominantes (critério geomorfoclimáticos) com informações da base geológico-estrutural do terreno e com o nível altimétrico(critério geomorfológico). 
1º táxon -Critério morfoestrutural (Estrutura Geológica) Segundo as características morfoestruturais ele classificou em três níveis o relevo:
- considera altimetria da superfície (planalto, planície ou depressão);
2º táxon - considera a estruturação das macro unidades: base geológica (ex.: sedimentar, cristalino...);
- Critério morfoclimático (Ação do clima).
- considera os processo de intemperisticos(ganho ou perda de sedimentos):
3º táxon - Critério morfoescultural (Agentes externos)- considera o processo de erosão bem como os padrões e formas semelhantes.

10 - Depressões: superfícies entre 100 e 500 metros de altitude sendo mais planas que os planaltos(é uma superfície com suave inclinação) e mais rebaixadas que as áreas de entorno, além de sofrer desgaste erosivo(formada por prolongados processos de erosão). A exemplificação de acordo com Ross são as depressões periféricas, marginais e interplanálticas.

11 - Planícies: é uma superfície plana, com altitude inferior a 100 metros, formada pelo acúmulo de sedimentos de origem marinha, fluvial e lacustre. De acordo com Ross podem ser Costeiras e Continentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário